Após alguns poucos anúncios pelos sites de relacionamentos, logo as inscrições começaram a aparecer, afinal, esta seria uma convenção diferente, nunca vista antes, e no dia marcado chegaram dezenas, centenas, milhares de inscritos!
Passadas as formalidades de abertura, os facilitadores fizeram breves relatos enquanto os inscritos os escolhiam por afinidade para seus grupos de discussão.
![]() |
(imagem retirada de http://angela-marinho.blogspot.com) |
O primeiro facilitador relatou que tudo aconteceu aos poucos, quase sem perceber, e, com certeza, sem intenção – apenas viu-se envolvido em cada vez mais coisas, sugando quase todo seu tempo... Imediatamente centenas de inscritos o escolheram.
A segunda contou que houve uma mudança grande em sua vida, se casou e logo teve um filho – foi durante essa fase de adaptação que aconteceu. Ela trouxe consigo alguns amigos para ajudá-la na condução da discussão – todos tinham o mesmo motivo, uma mudança na vida, mas um havia sido transferido de cidade, outro se divorciou e o último lidava com a morte de seu pai. Outras centenas de inscritos se encontraram nesse grupo.
O próximo facilitador foi bem direto: apenas disse que havia se decepcionado com as atitudes das pessoas, em especial dos líderes, e logo centenas de inscritos se identificaram.
O seguinte disse que ele e sua esposa não conseguiram se envolver de fato com os demais – todos já tinham seus cargos, funções e seus núcleos de amizade. Aos poucos, foram se sentindo sozinhos na multidão e, como não faziam falta... Desta vez o grupo de inscritos que o escolheu foi um pouco menor que os outros, mas ainda com bastante gente.
![]() |
(imagem retirada de http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Reprovado_pela_panelinha.svg) |
![]() |
(imagem retirada de http://musica.uol.com.br e editada) |
Finalmente, o último facilitador deu o seu relato e arrecadou todas as centenas de inscritos restantes no estádio. Estes não precisaram se deslocar, pois a equipe de organização já havia previsto que seria o grupo maior – eram os que, em algum momento da vida, disseram pra si mesmos - “Só desta vez...” ou “Que mal há nisso?” – e quando perceberam já estavam com as pernas presas na lama do pecado.
Assim iniciou-se a Convenção da Centésima Ovelha...
![]() |
(imagem retirada de http://megaphoneadv.blogspot.com) |
Não, isso não é verídico, é apenas fruto da minha mente fértil, mas seria interessante saber o que as ovelhas que saíram do aprisco, os afastados, desviados, ou qualquer outro nome que se dê a eles, disseram em seus grupos de discussão dessa Convenção fictícia. Qual a história deles? Como se sentem? Porque não voltam?
Hoje em dia está cada vez mais rara a existência de igrejas que possuam um trabalho específico para trazer de volta ao aprisco as ovelhas que saíram e não voltaram mais. E pasmem, alguns líderes chegam a expressar abertamente o seu descaso pelas ovelhas! Onde anda a compaixão? Onde está o cuidado?
O ensinamento de Jesus é claro: "Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?” (Lc 15.4)
Você está sentindo falta de alguém no aprisco? O que vai fazer?
Ótimo texto!
ResponderExcluir