terça-feira, 29 de março de 2011

Falando numa assembléia batista


De vez em quando é bom relembrarmos algumas "regras batistas" de agir numa assembléia (reunião da igreja onde os membros discutem e decidem assuntos internos). Além do mais, é um "tal" de gente perdida e surpreendida pelos batistões de carteirinha, que é bom ensinar também.
É claro que não vou ficar aqui destrinchando um assunto chato desses (rss), por isso só vou dar uns toques sobre o falar na assembléia.   

1 - Não se deve gritar o que você deseja dizer. Quando você quiser falar, levante a mão de forma que o presidente possa vê-la e então lhe conceder a palavra, ou levante-a e diga (pode até ser num volume alto para que ele ouça): “peço a palavra, senhor Presidente”.

2 - O Presidente concederá a palavra a quem primeiro solicitar e, havendo mais pessoas desejosas de falar, continuará seguindo a seqüência - por isso é importante que você tenha certeza que ele viu a sua mão levantada!


3 - Existem dois critérios que alteram a seqüencia dos que vão usar da palavra, um é o da idade - os mais velhos tem prioridade, e o outro é o da distância - os que estiverem sentados mais longe do Presidente terão preferência.

4 - Quando muitas pessoas quiserem falar sobre o mesmo assunto, o Presidente poderá ordenar a abertura de inscrições. Neste caso, qualquer um pode imediatamente propor um número limite de inscritos e/ou um tempo máximo para cada pessoa que falará. Definidas e abertas as inscrições, o secretário anotará os nomes até o limite determinado, sendo concedida a palavra rigorosamente pela ordem em que anotou. 

5 - Depois que o Presidente colocar o assunto em votação, a ninguém mais será concedida a palavra, sob qualquer alegação, antes que os votos sejam apurados.


6 - “Pela ordem!” Ao ser usada esta expressão a palavra lhe será imediatamente concedida, "furando" mais uma vez a seqüencia de quem vai falar. Entretanto, esta expressão só pode ser usada...

...quando não estiver sendo observada a seqüencia pré-estabelecida dos debates.

...quando algum assunto que tenha sido adiado não se encontra na agenda. 


...quando alguém no uso da palavra não estiver falando do assunto em discussão - neste caso funciona como uma chamada de atenção para que o Presidente faça o "irmãozinho" se calar ou voltar ao assunto.

...quando você quiser propor um limite de tempo para cada pessoa que for falar - para os irmãos tagarelas! Neste caso deve haver votação imediata.


...quando você quiser propor o encerramento da discussão e imediata votação. Neste caso deve haver votação imediata da proposta - se ela passar, ninguém mais terá a palavra, mesmo tendo levantado a mão ou se inscrito anteriormente; se não passar, segue-se a ordem dos que desejavam falar normalmente.

...quando você quiser propor o adiamento da discussão por tempo determinado ou indeterminado - essa é para a hora da fome!

tirando fotos da fome

...quando você quiser entregar ou devolver o assunto a uma comissão para que o estude melhor e traga posteriormente um parecer.

...quando você quiser propor a prorrogação ou encerramento da sessão, que deverá ser votado.

...quando você quiser propor que somente falem até no máximo duas pessoas favoráveis e duas pessoas contra a proposta em discussão, que deverá ser votado.

7 - Ao falar, estando favorável ou contrário, procure manter os seus nervos controlados - diga o que deseja num tom de voz normal, firme, sem ofender ninguém.



Bom, é isso aí! 
A ignorância leva a erros perigosos mas pior é ter o conhecimento e não usá-lo!

3 comentários:

  1. muito boa materia Keila, lembre dos meus tempos de batista tradicional rsrsrsr

    aproveito para indicar o meu blog ANALISE INTELIGENTE - vicenteleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Um a matéria realmente educativa e que deve ser seguida em nossas assembléias na IBSM. Parabéns Keyla...amei ! . Bjs.
    Ana Kawaguchi.

    ResponderExcluir