domingo, 17 de abril de 2016

Câmara dos Deputados - espelho da Educação no Brasil

Hoje, dia 17 de abril de 2016, em mais um marco histórico do nosso país, assisto a sessão da Câmara dos Deputados (neste momento em que escrevo, ainda não terminada), que vota a continuação ou não do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef.
Se por um lado me orgulho dos meios de comunicação e desfruto do amplo acesso e da transparência do que está acontecendo, por outro me envergonho desta exposição mundial. 
A sessão inicia com muitos se espremendo para se manter em um lugar onde as câmeras estarão focadas - atrás da mesa e da tribuna, sempre com seus panfletinhos a favor ou contra. Ouço o presidente da Câmara inicialmente dizer que não pode impedir ninguém e penso - que bagunça! Seus lugares devidos não são no plenário? Pouco tempo depois, quando chega-se ao cúmulo de abrirem uma faixa atrás da mesa contra o presidente da Câmara, que não é objeto de assunto desta sessão específica, então o mesmo faz o que deveria ter feito desde o início. Mesmo assim, desfilam deputados a todo momento atrás dos oradores da tribuna,  motivados, assim como os que estavam atrás da mesa, apenas na visibilidade na mídia. E o presidente da Câmara a todo instante pedindo que obedeçam ao estabelecido...
Seguem-se os discursos dos líderes dos partidos, e não pude deixar de notar as exaltações do plenário, com "gritos-de-guerra" vindos das ruas, discursos que incluíram até paródias musicais, estouro de papel picado, e deputados conversando em grupinhos enquanto alguém discursa.
Que vergonha! Gente mal educada, que não sabe se portar e nem sequer discursar apropriadamente! Gente que governa o nosso país! Me envergonho porque isso é reflexo da Educação no Brasil! Ter  um cargo ou um diploma não significa ser alguém educado - a falha na formação é enorme e a falha no sistema é latente. Cabe a mim, como educadora, lutar por uma educação completa, e não simplesmente aprendizado de conteúdos curriculares. Cabe a mim, como cidadã, lutar pela consciência do voto, e, como cristã, interceder pelos nossos governantes, clamando pela misericórdia e iluminação divinas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário